Quando falamos em motores de busca, inevitavelmente falamos do Google. Não será surpresa para ninguém (pensamos nós) que o Google aparecerá indiscutivelmente como primeiro na nossa lista (e com grande margem). Mas a verdade é que o Google não é o único motor de busca disponível na grande internet e haverá até oportunidades “escondidas” disponíveis para a sua empresa no que à expansão e conexão com novos clientes diz respeito.
Por isso mesmo, hoje trazemo-vos duas listas distintas. Vamos começar pelo nosso primeiro top 5. Neste grupo vamos incluir os 5 mais usados motores de busca, no tradicional sentido da palavra. Talvez não encontre nenhuma surpresa aqui, mas não perca a nossa segunda lista mais abaixo!
1. Google
O Google praticamente dispensa apresentações. É o motor de pesquisa em todas as frentes. Google é o rei do mercado em todos os países e em todos os dispositivos (computador, telemóvel e tablet).
Porque é que o Google é tão bem sucedido como motor de busca? A principal razão prende-se com a qualidade, lá está, da sua pesquisa. Os resultados apresentados pelo Google são os melhores, os mais precisos e os mais pertinentes para o utilizador. Já foi ao Google hoje?
2. Microsoft Bing
O antigo Bing, concebido pela Microsoft, e que agora também passou a ter o nome da sua empresa mãe na sua designação, aparece na nossa lista como segundo melhor e mais popular motor de busca. Apesar de ser o motor de busca predefinido em PC’s (pelo menos de origem), o Microsoft Bing demora em convencer os utilizadores, precisando ainda melhorar significativamente os resultados das suas pesquisas se ainda aspira a, algum dia, realmente competir com o Google.
3. Yahoo
Apesar de ser um popular provedor de e-mail, Yahoo aparece apenas como terceiro melhor motor de busca no nosso top 5 de motores de busca clássicos. Não é uma completa surpresa já que o Yahoo não é um motor de busca com o seu próprio algoritmo. Começou por ser “powered by” Bing de forma exclusiva, chegando a ser alimentado em simultâneo também pela Google entre Outubro de 2015 e 2018.
4. Baidu
A partir daqui entramos em mercados mais específicos de países com elevado peso populacional e onde motores de busca do país popularizaram-se. Baidu é o mais popular destes, conseguindo o quarto lugar na nossa lista. Foi fundado no ano 2000 e é o motor de busca mais popular na China.
5. Yandex
Da China viajamos não muito longe para a Rússia onde encontramos o Yandex, o motor de busca preferencial desse país. Completa assim o nosso top 5 dos motores de busca clássicos mais populares do mundo.
Mas há mais…
Como escrevemos mais acima, motores de busca são oportunidades para a sua empresa no que à expansão e conexão com novos clientes diz respeito. Todos querem estar bem referenciados e visíveis para serem facilmente encontrados, mesmo que por completos estranhos ao seu negócio. Mas, quando pensamos em motores de busca, pensamos, acima de tudo, em sites que sirvam como pontes para o nosso. Daí o Google ser já quase um sinónimo para a expressão “motor de busca”. Mas sites como o Google não são os únicos onde pesquisas são feitas. E está lançado o nosso mote para a nossa segunda lista, com 3 complementos ao Google que, naturalmente, será primeiro em qualquer lista alguma vez criada sobre motores de busca.
(1. Google)
2. Youtube
Apesar de ser também uma rede social, o YouTube é essencialmente um motor de busca para vídeos. Conteúdo! Vale a pena criar conteúdo no Youtube. Tudo dependerá do contexto de cada empresa, mas o facto é que o público está lá, assim como o potencial. O Youtube recebe mais de 2 mil milhões de usuários por mês, com mais de mil milhões de horas de vídeo visualizadas a cada dia.
3. Amazon
A Amazon tem ganho cada vez mais sucesso e dimensão a cada ano que passa. Apesar de apenas venderem livros em 1995, quando a empresa foi lançada, expandiram-se rapidamente e hoje quase tudo pode ser comprado nesta plataforma online. O crescimento tem sido tal que no ano passado quase metade das pesquisas que levaram a compras online começaram não no Google (22%) mas sim na Amazon (49%).
4. Facebook
O Facebook fecha a nossa segunda lista alternativa, sendo a segunda rede social que também tem ganho peso como motor de busca nos últimos anos.
É verdade que não é, de todo, a escolha mais natural quando falamos de motores de busca, mas talvez fique surpreendido em saber que mais pesquisas são feitas por dia no Facebook do que no Microsoft Bing. São 2 mil milhões de pesquisas por dia!
Mais de 1,6 mil milhões de pessoas visitam o Facebook todos os meses, fazendo desta rede social uma montra em potencial para a sua empresa. Todo o Facebook é em si um mercado e a exploração dele ou não devia pelo menos ser discutida por qualquer empresa à procura de mais visibilidade.
Em conclusão
Estar bem classificado num bom motor de busca é essencial para qualquer negócio. Qual é o melhor motor de busca para a sua empresa? Claro que o Google é uma prioridade, mas não descarte outros mercados que podem ser um trampolim para a visibilidade da sua empresa no mundo virtual.