O SEO é uma das principais ferramentas para o sucesso do seu site nos motores de busca

A menos que as pessoas saibam que a sua empresa existe online e conheçam de cor o endereço, elas não vão dar com o seu website.
Motores de busca: quem vive sem eles?

Hoje, para quase tudo, a resposta às nossas perguntas estão nos motores de busca disponíveis online, com o Google à cabeça. Onde é que fica a farmácia, alguém sabe? Os motores de busca. Estou à procura de um restaurante romântico e com vista para o mar, alguém conhece? Os motores de busca. Estou de férias e preciso de abastecer; há bombas de gasolina por aqui? Pois é, motores de busca!  

O que isso significa para a sua empresa?

Significa que os motores de busca podem ser o seu melhor amigo ou, então, o seu pior inimigo. O trabalho dos motores de busca é simples… de explicar. Uma pesquisa é feita e todos os resultados relacionados com as palavras chave pesquisadas são mostrados e organizados por relevância ao longo de várias páginas. O problema está na forma como cada um de nós se comporta em cada pesquisa feita em ferramentas de busca. Escrevemos as palavras, carregamos enter, talvez um pouco de scroll down e nunca (ou quase nunca) passamos a primeira página. Se o Google ou outros buscadores não me apresentaram a sua empresa na primeira página é porque esta não é relevante para mim ou, então, não escolhi bem as palavras da minha pesquisa. É assim que todos (ou quase todos) os utilizadores das ferramentas de busca pensam, incluindo eu e você.

Sem SEO quem procura o seu site nem sempre o encontra

Ranking do site nos motores de busca

Assim sendo, o objetivo é claro: trazer a minha empresa para a primeira página dos motores de busca. Se eu vendo maçãs e alguém pesquisa maçãs, a minha empresa deve aparecer logo, na primeira página, e com letras grandes, se possível. Se é esse o caso, vamos lá pôr a nossa empresa na primeira página de todas as ferramentas de busca por toda essa internet. 

É mais fácil dizer que fazer. Mas, claro, é possível. Aliás, existem no mundo profissionais dedicados, verdadeiros especialistas em motores de busca e afins, com a única e digna  missão de ajudar empresas como a sua a escalar essa montanha Google (e outras), aplicando todas as técnicas e truques conhecidos (e mais alguns), a fim de dar a relevância nas ferramentas de busca que a sua empresa merece.

A Solução!

O serviço de optimização do seu site para motores de busca (Search Engine Optimization, em inglês, ou SEO) inclui alterações necessárias ao site de forma a prepará-lo para ser mais bem posicionado pelos motores de busca.

Como no caso da reputação de uma pessoa, a reputação da sua empresa na internet ou, em outras palavras, a forma como os motores de busca olham para a sua empresa e avaliam a sua relevância em relação a outras do mesmo setor, leva tempo. Pode levar semanas, ou até meses, para que essa reputação seja construída de forma sólida e sustentada até que alcance os níveis desejados. É aqui que entra o famoso SEO (Search Engine Optimization) ou, em português, serviço de otimização para motores de busca.

O que é que o SEO faz?

Basicamente, o SEO é um serviço que vai avaliar o seu site a pente fino para que fique amigável aos motores de busca. Desde a forma como está construído—como as páginas se relacionam umas com as outras—, até ao conteúdo do mesmo, determinando se o texto, as imagens e os links estão a potenciar o seu posicionamento numa pesquisa do Google ou outras ferramentas de busca, ou se, por outro lado, estão a abrandar o seu progresso.

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Depois da avaliação inicial, as mudanças. Agora que identificamos os potenciais problemas ou pontos fracos do seu site, sempre com os motores de busca e a forma como estes se comportam em mente, há que passar à prática e fazer as alterações necessárias ao mesmo. 

É mesmo tão importante assim conseguir um lugar na primeira página de pesquisa dos motores de busca?

Lembra-se de dizermos que ao fazermos uma pesquisa nos motores de busca raramente vamos além da primeira página? Pois bem, não somos nós que o dizemos. Segundo pesquisas recentes, a porcentagem de pessoas que pesquisa em mais do que uma página é muito diminuta. De facto, parece que somos todos iguais e falta paciência para permanecer numa pesquisa que não nos está a dar os resultados que desejamos. Isto quer dizer que, se a sua empresa não aparecer na primeira página de resultados dos motores de busca, então é praticamente garantido que a mesma não vai ser vista, encontrada ou conhecida. E se assim é, de que serve afinal um site na internet?

O que é que motiva uma pessoa ou empresa a construir um site e colocá-lo online?

Todos estamos à procura do mesmo: presença, visibilidade, relevância. Se quisermos ser ainda mais simplistas, todos estamos, na verdade, à procura de público, clientes e vendas. Mas se, afinal de contas, ninguém vê o seu site, para que serviu o investimento? Daí a importância, ainda desconhecida ou ignorada por alguns, do SEO.

Clientes ou motores de busca: Quem nós queremos agradar?

Há pouco falamos em semanas, e até meses, para construir a reputação de uma empresa online, não propriamente a reputação que trata a forma como os nossos clientes nos vêem mas, sim, a forma como os buscadores nos vêem. É também a estes que queremos agradar. Mas, afinal, quão difícil é conseguir um lugar na primeira página de um Google ou um qualquer dos outros motores de busca? 

Segundo dados da Netcraft de Maio de 2013, existem mais de 600 milhões de sites em todo mundo. Este número ditava um total de 20 milhões de sites a mais do que aqueles que existiam no mês anterior à realização deste estudo. Agora lembre-se, já passamos 2020…

Por isso, imagine! Se, por um lado, ao marcar presença com um site na internet tem a oportunidade de ser encontrado por muitos mais clientes em potencial, por outro, tem muito mais concorrência.

A Solução!

Precisa de um profissional SEO para o ajudar com toda esta aventura dos motores de busca? Está no sítio certo. Aqui encontra profissionais dedicados, com todos os conhecimentos necessários para dar ao seu site o destaque que precisa, colocando-o bem dentro da primeira página dos motores de busca. Vamos tornar o seu site mais rápido, mais eficiente e mais relevante, não só para agradar aos motores de busca de que tanto falamos, mas também aos seus clientes e clientes em potencial.

Os 8 melhores motores de busca do mundo (2021)

Quando falamos em motores de busca, inevitavelmente falamos do Google. Não será surpresa para ninguém (pensamos nós) que o Google aparecerá indiscutivelmente como primeiro na nossa lista (e com grande margem). Mas a verdade é que o Google não é o único motor de busca disponível na grande internet e haverá até oportunidades “escondidas” disponíveis para a sua empresa no que à expansão e conexão com novos clientes diz respeito.

Por isso mesmo, hoje trazemo-vos duas listas distintas. Vamos começar pelo nosso primeiro top 5. Neste grupo vamos incluir os 5 mais usados motores de busca, no tradicional sentido da palavra. Talvez não encontre nenhuma surpresa aqui, mas não perca a nossa segunda lista mais abaixo!

 

1. Google

O Google praticamente dispensa apresentações. É o motor de pesquisa em todas as frentes. Google é o rei do mercado em todos os países e em todos os dispositivos (computador, telemóvel e tablet).

Porque é que o Google é tão bem sucedido como motor de busca? A principal razão prende-se com a qualidade, lá está, da sua pesquisa. Os resultados apresentados pelo Google são os melhores, os mais precisos e os mais pertinentes para o utilizador. Já foi ao Google hoje?

 

2. Microsoft Bing

O antigo Bing, concebido pela Microsoft, e que agora também passou a ter o nome da sua empresa mãe na sua designação, aparece na nossa lista como segundo melhor e mais popular motor de busca. Apesar de ser o motor de busca predefinido em PC’s (pelo menos de origem), o Microsoft Bing demora em convencer os utilizadores, precisando ainda melhorar significativamente os resultados das suas pesquisas se ainda aspira a, algum dia, realmente competir com o Google.

 

3. Yahoo

Apesar de ser um popular provedor de e-mail, Yahoo aparece apenas como terceiro melhor motor de busca no nosso top 5 de motores de busca clássicos. Não é uma completa surpresa já que o Yahoo não é um motor de busca com o seu próprio algoritmo. Começou por ser “powered by” Bing de forma exclusiva, chegando a ser alimentado em simultâneo também pela Google entre Outubro de 2015 e 2018.

 

4. Baidu

A partir daqui entramos em mercados mais específicos de países com elevado peso populacional e onde motores de busca do país popularizaram-se. Baidu é o mais popular destes, conseguindo o quarto lugar na nossa lista. Foi fundado no ano 2000 e é o motor de busca mais popular na China.

 

5. Yandex

Da China viajamos não muito longe para a Rússia onde encontramos o Yandex, o motor de busca preferencial desse país. Completa assim o nosso top 5 dos motores de busca clássicos mais populares do mundo.

 

Mas há mais…

Como escrevemos mais acima, motores de busca são oportunidades para a sua empresa no que à expansão e conexão com novos clientes diz respeito. Todos querem estar bem referenciados e visíveis para serem facilmente encontrados, mesmo que por completos estranhos ao seu negócio. Mas, quando pensamos em motores de busca, pensamos, acima de tudo, em sites que sirvam como pontes para o nosso. Daí o Google ser já quase um sinónimo para a expressão “motor de busca”. Mas sites como o Google não são os únicos onde pesquisas são feitas. E está lançado o nosso mote para a nossa segunda lista, com 3 complementos ao Google que, naturalmente, será primeiro em qualquer lista alguma vez criada sobre motores de busca.

 

(1. Google)

 

2. Youtube

Apesar de ser também uma rede social, o YouTube é essencialmente um motor de busca para vídeos. Conteúdo! Vale a pena criar conteúdo no Youtube. Tudo dependerá do contexto de cada empresa, mas o facto é que o público está lá, assim como o potencial. O Youtube recebe mais de 2 mil milhões de usuários por mês, com mais de mil milhões de horas de vídeo visualizadas a cada dia.

 

3. Amazon

A Amazon tem ganho cada vez mais sucesso e dimensão a cada ano que passa. Apesar de apenas venderem livros em 1995, quando a empresa foi lançada, expandiram-se rapidamente e hoje quase tudo pode ser comprado nesta plataforma online. O crescimento tem sido tal que no ano passado quase metade das pesquisas que levaram a compras online começaram não no Google (22%) mas sim na Amazon (49%).

 

4. Facebook

O Facebook fecha a nossa segunda lista alternativa, sendo a segunda rede social que também tem ganho peso como motor de busca nos últimos anos.

É verdade que não é, de todo, a escolha mais natural quando falamos de motores de busca, mas talvez fique surpreendido em saber que mais pesquisas são feitas por dia no Facebook do que no Microsoft Bing. São 2 mil milhões de pesquisas por dia!

Mais de 1,6 mil milhões de pessoas visitam o Facebook todos os meses, fazendo desta rede social uma montra em potencial para a sua empresa. Todo o Facebook é em si um mercado e a exploração dele ou não devia pelo menos ser discutida por qualquer empresa à procura de mais visibilidade.

 

Em conclusão

Estar bem classificado num bom motor de busca é essencial para qualquer negócio. Qual é o melhor motor de busca para a sua empresa? Claro que o Google é uma prioridade, mas não descarte outros mercados que podem ser um trampolim para a visibilidade da sua empresa no mundo virtual.

 

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