SEO - uma das principais ferramentas para o sucesso do seu site

A menos que as pessoas saibam que a sua empresa existe online e conheçam de cor o endereço, elas não vão dar com o seu website.

Motores de busca: quem vive sem eles? Hoje, para quase tudo, a resposta às nossas perguntas estão nos motores de busca disponíveis online, com o Google à cabeça. Onde é que fica a farmácia, alguém sabe? Os motores de busca. Estou à procura de um restaurante romântico e com vista para o mar, alguém conhece? Os motores de busca. Estou de férias e preciso de abastecer; há bombas de gasolina por aqui? Pois é, motores de busca!  

O que é isso significa para a sua empresa? Significa que os motores de busca podem ser o seu melhor amigo ou, então, o seu pior inimigo. O trabalho dos motores de busca é simples… de explicar. Uma pesquisa é feita e todos os resultados relacionados com as palavras chave pesquisadas são mostrados e organizados por relevância ao longo de várias páginas. O problema está na forma como cada um de nós se comporta em cada pesquisa feita em motores de busca. Escrevemos as palavras, carregamos enter, talvez um pouco de scroll down e nunca (ou quase nunca) passamos a primeira página. Se o Google ou outros motores de busca não me apresentaram a sua empresa na primeira página é porque esta não é relevante para mim ou, então, não escolhi bem as palavras da minha pesquisa. É assim que todos (ou quase todos) os utilizadores dos motores de busca pensam, incluindo eu e você.

Sem SEO quem procura o seu site nem sempre o encontra

download

Assim sendo, o objetivo é claro: trazer a minha empresa para a primeira página dos motores de busca. Se eu vendo maçãs e alguém pesquisa maçãs, a minha empresa deve aparecer logo, na primeira página, e com letras grandes, se possível. Se é esse o caso, vamos lá pôr a nossa empresa na primeira página de todos os motores de busca por toda essa internet. 

É mais fácil dizer que fazer. Mas, claro, é possível. Aliás, existem no mundo profissionais dedicados, verdadeiros especialistas em motores de busca e afins, com a única e digna  missão de ajudar empresas como a sua a escalar essa montanha Google (e outras), aplicando todas as técnicas e truques conhecidos (e mais alguns), a fim de dar a relevância nos motores de busca que a sua empresa merece.

A Solução!

O serviço de optimização do seu site para motores de busca (Search Engine Optimization, em inglês, ou SEO) inclui alterações necessárias ao site de forma a prepará-lo para ser mais bem posicionado pelos motores de busca.

Como no caso da reputação de uma pessoa, a reputação da sua empresa na internet ou, em outras palavras, a forma como os motores de busca olham para a sua empresa e avaliam a sua relevância em relação a outras do mesmo setor, leva tempo. Pode levar semanas, ou até meses, para que essa reputação seja construída de forma sólida e sustentada até que alcance os níveis desejados. É aqui que entra o famoso SEO (Search Engine Optimization) ou, em português, serviço de otimização para motores de busca. O que é que o SEO faz?

Basicamente, o SEO é um serviço que vai avaliar o seu site a pente fino. Desde a forma como está construído—como as páginas se relacionam umas com as outras—, até ao conteúdo do mesmo, determinando se o texto, as imagens e os links estão a potenciar o seu posicionamento numa pesquisa do Google ou outros motores de busca, ou se, por outro lado, estão a abrandar o seu progresso.

Se quiser algumas dicas adicionais de SEO, siga o meu perfil no Linkedin.

Depois da avaliação inicial, as mudanças. Agora que identificamos os potenciais problemas ou pontos fracos do seu site, sempre com os motores de busca e a forma como estes se comportam em mente, há que passar à prática e fazer as alterações necessárias ao mesmo. 

Mas voltemos à origem do problema: é mesmo tão importante assim conseguir um lugar na primeira página de pesquisa dos motores de busca? Lembra-se de dizermos que ao fazermos uma pesquisa nos motores de busca raramente vamos além da primeira página? Pois bem, não somos nós que o dizemos. Segundo pesquisas recentes, a porcentagem de pessoas que pesquisa em mais do que uma página é muito diminuta. De facto, parece que somos todos iguais e falta paciência para permanecer numa pesquisa que não nos está a dar os resultados que desejamos. Isto quer dizer que, se a sua empresa não aparecer na primeira página de resultados dos motores de busca, então é praticamente garantido que a mesma não vai ser vista, encontrada ou conhecida. E se assim é, de que serve afinal um site na internet?

O que é que motiva uma pessoa ou empresa a construir um site e colocá-lo online? Todos estamos à procura do mesmo: presença, visibilidade, relevância. Se quisermos ser ainda mais simplistas, todos estamos, na verdade, à procura de público, clientes e vendas. Mas se, afinal de contas, ninguém vê o seu site, para que serviu o investimento? Daí a importância, ainda desconhecida ou ignorada por alguns, do SEO.

Há pouco falamos em semanas, e até meses, para construir a reputação de uma empresa online, não propriamente a reputação que trata a forma como os nossos clientes nos vêem mas, sim, a forma como os motores de busca nos vêem. É também a estes que queremos agradar. Mas, afinal, quão difícil é conseguir um lugar na primeira página de um Google ou um qualquer dos outros motores de busca? 

Segundo dados da Netcraft de Maio de 2013, existem mais de 600 milhões de sites em todo mundo. Este número ditava um total de 20 milhões de sites a mais do que aqueles que existiam no mês anterior à realização deste estudo. Agora lembre-se, já passamos 2020…

Por isso, imagine! Se, por um lado, ao marcar presença com um site na internet tem a oportunidade de ser encontrado por muitos mais clientes em potencial, por outro, tem muito mais concorrência.

A Solução!

Precisa de um profissional SEO para o ajudar com toda esta aventura dos motores de busca? Está no sítio certo. Aqui encontra profissionais dedicados, com todos os conhecimentos necessários para dar ao seu site o destaque que precisa, colocando-o bem dentro da primeira página dos motores de busca. Vamos tornar o seu site mais rápido, mais eficiente e mais relevante, não só para agradar aos motores de busca de que tanto falamos, mas também aos seus clientes e clientes em potencial.

Ao usar este site, concorda com o nosso uso de cookies. Usamos cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação.